Nessa etapa estavam nas quartas 4 sul americanos, 3 europeus e 1 africano e muita gente falava que poderíamos ter uma Copa América nas Semi e finais!!!
Porém, nas QUARTAS tivemos: Brasil 1 X 2 Holanda sendo que no 1o tempo só deu Brasil e poderia ter definido o jogo; Um jogo emocionante, no último minuto da prorrogação Gana teve um penalti a seu favor quando um jogador do Uruguai, Suarez, tirou com a mão a bola que entraria no gol mas Gana perdeu o penalti com seu artilheiro Asamoah Gyan e nos penaltis mesmo deu Uruguai 4 X 2 Gana!!!
Alemanha surpreendeu o time até então invicto da Alemanha 4 X 0 Argentina e Paraguai que perdeu um penalti e poderia ter vencido a Espanha, Paraguai 0 X 1 Espanha.
Ou seja, dos 4 sul americanos só Uruguai foi para as semi finais contra 3 europeus!!!
As SEMI foram muito boas. A de Uruguai e Holanda, Uruguai sentiu as ausências de Suarez e Lugano e perdeu o jogo bravamente, Holanda 3 X 2 Uruguai.
Na outra Semi deu Espanha contra a empolgante Alemanha, muitos a consideravam favorita ao título depois de ganhar de goleada da Argentina de Maradona. Porém, ela mudou seu estilo de jogo, se fechou e perdeu, Espanha 1 X 0 Alemanha
Na disputa do Terceiro e do Quarto lugar: quase deu para o Uruguai, algumas falhas do goleiro e falta de sorte fez a Alemanha se consagrar em terceiro lugar, Alemanha 3 X 2 Uruguai.
A FINAL: Espanha X Holanda!!!
Pela 1a vez na história das Copas a final foi sem uma delas: Brasil, Argentina, Itália e Alemanha.
E é a 1a vez que uma seleção européia foi campeã em uma Copa fora do Continente Europeu.
A Holanda voltava a uma final depois de 32 anos e a Espanha iria para sua 1a final de Copa do Mundo
Foi uma final com muitos gols perdidos e por fim deu Espanha campeã com gol do Iniesta já no fim do 2o tempo da Prorrogação.
Assim, Espanha entrou para o time dos campeões do mundo junto com Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra,Uruguai e França.
Essa Copa da África do Sul foi especial, a 1a a ser jogada no continente africano e foi marcada pelo simpático mascote o leãozinho Zakumi, pelos sons da vuvuzelas e pela bola jabulani. Também, a arbitragem foi muito comentada.
O polvo Paul fez sucesso, acertou os vencedores dos jogos da Copa, inclusive o campeão.
Os destaques dessa Copa foram:
Bola de Ouro: Forlán do Uruguai
Revelação: Muller da Alemanha
Chuteira de ouro: Muller da Alemanha com 5 gols (apesar de outros jogadores também terem 5 gols como Villa, Sneijder mas como critério de desempate foi assistência e menos tempo de jogo)
Luva de Ouro: Casillas da Espanha (a sensação foi o beijo que ele deu ao vivo em sua namorada e reporter enquanto ela o entrevistava após a vitória)
Seleção Fair Play: Espanha
A seleção ideal com os jogadores da Copa escolhida conta com um único jogador da seleção brasileira, o Maicon.
O time é assim: Casillas; Maicon, Sergio Ramos, Puyol e Lahm; Schweinsteiger, Xavi, Iniesta e Sneijder; Villa e Forlán. Técnico: Vicente del Bosque
Klose ficou só com 14 gols, ou seja, Ronaldo permaneceu a frente do alemão no ‘duelo’ pela artilharia dos mundiais. Ronaldo é o atual artilheiro das Copas com 15 gols marcados.
E que o mundo venha para cá na próxima Copa do Brasil em 2014!!