quinta-feira, 7 de julho de 2011

Meia noite em Paris

Fazia tempo que eu não assistia um filme bom no cinema, mas, como os últimos filmes de Wood Allen me agradaram, fui assisti-lo logo que estreou e gostei muito.
Fica a dica, um filme gostoso e divertido. O Owen Wilson está muito bem, também.


terça-feira, 5 de julho de 2011

Importância do aleitamento materno

Já faz algum tempinho que comecei a reparar que todas as mães americanas que aparecem nos programas da Discovery Home & Health não amamentam seus filhos, independentemente da idade, sexo ou classe social. Sempre estão com a mamadeira de leite artificial em mãos, mesmo tendo recém-nascidos em casa.

Eu sei que não deve ser fácil amamentar, porém, já convive com muitas mamães que amamentaram seus filhos e fiz um trabalho sobre isso: é de graça e não existe alimentação mais adequada, além de ser fundamental para o desenvolvimento da criança e da relação mamãe-bebê e também é muito bom para a mãe. 

Existem técnicas para preparar o seio da mãe para essa função, dieta específica e muita estrutura para a mãe que tenha dificuldade nos primeiros momentos. Diversos cursos para mães tem esse tema.
Para algumas mulheres é tudo muito fácil e tranquilo e para outras não, o importante é a insistência. 

Eu sou realista no sentido de que muitas mulheres param de amamentar seus bebês quando termina a licença maternidade, mas o que mais me chocou são as mulheres que ficam em casa com seus bebês e simplesmente não os amamentam. E hoje existe maneiras de retirar o leite materno e outra pessoa dar ao bebê esse leite da mãe na mamadeira.

A Organização Mundial da saúde afirma que:
- As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade. Ou seja, até essa idade, o bebê deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
-A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.
-As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

Razões para ser realizada a amamentação:
O leite humano é muito diferente do leite adaptado. 

Ele contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável. 

Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, 

tais co

mo anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebê de certas doenças e infecções, como otites, alergias, vômitos, diarreias, pneumonias, 
meningites e bronquiolites.


Outras importantes vantagens da amamentação para o bebê:
-Melhora o desenvolvimento mental do bebê;
-É mais facilmente digerido;
-Amamentar promove o estabelecimento de uma ligação emocional, muito forte e precoce, entre a mãe e a criança, designada tecnicamente por vínculo afetivo. Atualmente, sabe-se que um vínculo afetivo sólido facilita o desenvolvimento da criança e o seu relacionamento com as outras pessoas;
-O ato de mamar ao peito melhora a formação da boca e o alinhamento dos dentes.


E para a mãe:
-A mãe que amamenta sente-se mais segura e menos ansiosa;
-Amamentar faz queimar calorias e por isso ajuda a mulher a voltar, mais depressa, ao peso que tinha antes de engravidar;
-Ajuda o útero a regressar ao seu tamanho normal mais rapidamente;
-A perda de sangue depois do parto acaba mais cedo;
-A amamentação protege do câncer da mama ;
-A amamentação protege do câncer do ovário;
-A amamentação protege da osteoporose;
-A amamentação exclusiva protege da anemia (deficiência de ferro). 
As mulheres que amamentam demoram mais tempo para ter menstruações;
-Amamentar é muito prático!

E tem vantagens para a família:
-A amamentação é mais econômica para a família. 

Além disso, os leites artificiais são muito diferentes do leite natural e já existe várias pesquisas indicando que bebês que fazem uso dele ao invés do materno tem uma maior incidência de doencas e infecções, linfonas, obesidade, diabetes, alergias, asma, dentre outros problemas.

Um dado assustador apontado pela Unicef é que um milhão e meio de crianças morrem por ano por falta de aleitamento materno. E não é só nos países subdesenvolvidos. Mesmo nos países industrializados muitas mortes se poderiam evitar com o aleitamento materno.


Enfim, mamães e futuras mamãe, sejam responsáveis e amamentem os seus bebês!!!

Faça desse ato um momento exclusivo seu e do seu filho!!!


Outra coisa muito legal é o banco de leite :-)

Alguns sites interessantes com dicas e depoimentos de atrizes que passaram por esse momento:







domingo, 3 de julho de 2011

Nostalgia



Aproveitei o domingo para fazer uma busca pelas minhas antigas agendas. Lá encontrei muitos recados e cartões de pessoas que escreveram sobre mim.
É muito engraçado ver as mudanças ao longo dos anos sobre as minhas características e as contradições. Algumas das características que mais se destacaram foram: sorridente, feliz, alegre, otimista, realista, dedicada, perfeccionista, careta, tímida, calada, comprometida, metódica, organizada, estudiosa, humilde, responsável, justa, amiga, saudável, estressada, inteligente, caseira, sentida, forte, feminista, ansiosa, preguiçosa, quieta, cabeça-dura, esportista, são paulina fanática, compreensiva, tolerante, paciente, impaciente, brava, educada, doce...

Eu era mesmo bem mais tímida e quieta do que eu sou hoje, mas, com as amigas eu me abria. Sou meio sentida, se alguém fez algo que me magoou, não esqueço. Continuo a ser muito ansiosa, são paulina fanática, sou paciente para algumas coisas, mas impaciente para outras, como ter que esperar algo. Já aprendi a ser menos perfeccionista e lidar com frustrações. Ainda odeio injustiça e preconceito. Sou otimista, mas, realista, e preguiçosa só no domingo!!!rs A fase esportista ficou na adolescência, porém hoje em dia eu corro e faço academia 3X por semana. Continuo saudável e um pouco estressada.

Ainda hoje as pessoas se confundem sobre uma coisa: Feminista eu nunca fui, não acho que as mulheres são superiores, que não precisam dos homens...eu só defendo a igualdade entre os sexos em todos os aspectos, não acho que ninguém é melhor ou pior por ser homem ou mulher, já que cada pessoa é de um jeito, tem a sua singularidade. Homens e Mulheres devem ter, para mim, os mesmos direitos e deveres e eu acredito nisso, pois assim teremos salários iguais, oportunidades profissionais iguais, menos violência doméstica, filhos que crescerão em um mundo melhor, com a presença de ambos os pais, dividindo as tarefas domésticas e o sustento da casa. Assim, eu vou me casar e não colocarei o sobrenome do meu marido e nossos filhos terão os sobrenomes do pai e da mãe, sou totalmente a favor de dividir a conta, as despesas, as tarefas...de acordo com a condição de cada um...
Fico muito feliz pelas mulheres estarem cada vez mais se destacando em vários fatores da sociedade e ficarei ainda muito feliz quando não existir faculdade de menino/menina, profissão de homem/mulher, função doméstica de mulher, homem não sabe fazer tal coisa e mulher não sabe fazer outras...eu tenho exemplos que essas generalizações não funcionam, eu cresci nessa igualdade...e em algumas sociedades essa situação já existe.

É isso aí!!!