quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Leitura de Best-Sellers: Nicholas Sparks (Romances) X E. L. James (Cinquenta tons)

Hoje vou falar um pouquinho de 2 autores famosos de Best Sellers que li ultimamente: o romancista Nicholas Sparks e a escritora Erika Leonard James.

Primeiramente praticamente "devorei" a maioria dos romances do Nicholas Sparks, alguns eu gostei (os que terminaram com finais felizes) outros eu odiei (aqueles em que o drama prevaleceu e parecia uma tragédia grega), mas todos cumpriram a sua missão: livros fáceis de ler, que emocionam e trazem algumas reflexões.
É visível porque ele faz tanto sucesso e compreensível que seus livros geralmente tornam-se filmes famosos.
Todo mundo já deve ter assistido um filme ou lido um livro dele, afinal ele escreve há  anos!

Alguns títulos que eu li: Um amor para recordar, Diário de uma paixão, O Resgate, Noites de Tormenta, O Casamento, A Escolha, Querido JohnUm Homem de Sorte, A Última música, Um Porto Seguro, O Melhor de Mim...


Agora vem a polêmica!!!rs
Eu tenho uma super curiosidade para saber o motivo de um livro ou trilogia fazer tanto sucesso e geralmente "entro na onda". Foi assim desde criança quando me apaixonei por Harry Potter, Senhor dos Anéis, Crepúsculo e Agora 50 Tons.



Eu queria descobrir o motivo dessa "obsessão" pelo Grey. Mas confesso que demorei tanto para escrever sobre ele, pois estava digerindo os meus sentimentos. Esses livros da James me incomodaram de tal forma que eu até sonhei com o assunto e os discuti em terapia. Mas agora já descobri o mistério.

Do 1o eu não gostei e confesso que tinha vontade de pular umas páginas para terminá-lo logo!rs O 2o melhorou um pouco e o 3o mais um pouco e os li rapidamente. 
Achei o 1o sem história, utilizando o sexo como instrumento principal. Parecia aqueles contos eróticos que eu e minhas amigas líamos escondidas no colegial!
O 2o já explora um pouco mais a história dos personagens, a infância de Christian e a Anastasia coloca algum limite nessa relação.
E o 3o faz o fechamento romântico de contos de fadas e explora as questões conjugais.
Não é uma grande história, tem algumas falhas nos livros sobre alguns assuntos que poderiam ser explorados, mas é divertido, até que ao final me envolvi com a história e valeu a pena tê-los lido. 
(Só torcia a cada capítulo para que Grey conseguisse modificar o seu comportamento controlador/possessivo, superasse os seus traumas e que eles fossem felizes juntos!rs)

O grande problema na minha visão é a questão de terem o Christian Grey como o homem ideal!
Imagine eu, defensora dos direitos iguais; de um relacionamento baseado na igualdade, lealdade, companheirismo, amor e confiança; que vou manter o sobrenome de solteira quando casar; que acho importante cada pessoa ter sua vida independente, buscar seus sonhos profissionais e sair com os amigos, mesmo namorando ou casado; que acha que o casal tem que tomar todas as decisões em conjunto e compartilhar seus problemas e alegrias; que acredita que os namorados devam cresçam e amadurecer juntos...se dar conta que as mulheres desejam um homem possessivo, controlador e ciumento??? Pode ser também porque ele é rico, sexy e lindo??? Essas características são realmente importantes??? Elas são qualidades ou defeitos???

A relação deles é doentia para mim. Intensa, impulsiva e irracional.
Me causou sufocamento, praticamente ele quer ser dono dela. Eu não aguentaria um dia um Christian Grey me controlando, ou me dando ordens como querendo escolher até minhas roupas ou quando e o que eu tenho que comer!rs
E não compreendo como ela sendo tão inteligente, jovem, bonita e com um futuro pela frente se submeteria a um relacionamento assim.
Claro que eles se amam e ele tem milhões de problemas emocionais e traumas da infância que podem ser superados. E isso causa até uma certa fragilidade que atrai a Ana. Porém, ele precisa urgentemente de limites e de tratamento. Ele necessita aprender a respeitá-la, lidar com as inseguranças e confiar na namorada. Isso faz parte de um relacionamento saudável.
Tenho medo que as pessoas confundam posse, controle, ciumes excessivo e presentes com amor verdadeiro!
Sem contar que é muito difícil terminar uma relação com tais características.

Enfim, essa é minha opinião e que cada casal descubra a forma de ser feliz, desde que ambos estejam satisfeitos em todos os aspectos!!! Fica a dica :-)

2 comentários:

  1. Olá Stella,
    Acho até interessante essas ondas literárias uma vez que estimula as pessoas a lerem mais. Lamento que as pessoas façam isso, na maioria das vezes, apenas com literatura estrangeira.
    Já a "trilogia dos Tons" eu li os três livros, mas com um certo atraso porque estava quase chegando o 3º no Brasil. Li porque a cada 5 assuntos em diversos ambientes (online ou reais) 3 falava-se disso.
    Acho que fez tanto sucesso em partes por conta das descrições das cenas de sexo mas, principalmente, por essa "nova versão" de um conto de fadas.
    Na obra há um belo homem, inteligênte, bem sucedito, poderoso ou seja um príncipe como dos contos de fada. Que cavalo branco que nada, ele vem num belo carro esportivo! E a Ana é a princesa, bonita, que tem potencial, virgem e que espera um futuro melhor.
    No fim ele passa a ser o pai do ano, o marido maravilhoso e ainda preserva a parte sexual que tbm atrai. Acho que esse livro é uma versão repaginada de uma constante busca por um homem dos sonhos e será que ele existe mesmo?! Ainda reforçamos essa busca?! Isso que me dá mais receio nesse furor pelo Mr. Grey!

    Beijos Cah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, concordo com vc em vários aspectos.
      Sinto também pela falta de leitura de autores nacionais e das pessoas geralmente somente se interessarem pelas "modinhas".
      Muitas meninas me disseram que é uma versão do Crepúsculo mais adulta e que é um conto de fadas moderno.
      O problema é essa mulher que de moderna não tem nada e esse homem ideal com características que me deixam preocupada!rs
      Exatamente como você falou, esse homem dos sonhos não existe, cada mulher tem que encontrar o companheiro que a faça feliz, independentemente de beleza, status, conta bancária e outras futilidades...mas são valores de cada um, né???rs
      Beijos e Obrigada por comentar :-)

      Excluir