terça-feira, 21 de maio de 2013

Informações gerais da lua de mel: Grécia e Alemanha

Já descrevi cada país que visitamos na lua de mel, agora vou falar um pouco das informações gerais dos lugares onde passamos:

- Povo: O povo grego é muito receptivo, atencioso e comunicativo. Ao mesmo tempo eles respeitam o seu espaço, não ficam insistindo para compras.

O povo alemão é mais frio, objetivo e direto. Alguns são simpáticos, principalmente se você fala alemão, porém não tivemos muitas demonstrações de afetividade! rs

- Clima: Estivemos por lá no começo de Maio e o clima estava muito bom: Na Grécia a temperatura foi agradável (20 a 30°C) sem chuva nos dias que estivemos em Atenas ou nas ilhas às vezes com um vento mais frio. Já na Alemanha o tempo estava bom para passear (10 a 20°C), porém pegamos algumas garoas e trovoadas em alguns dias.

O mais incrível eram os dias escurecendo às 19h30 na Grécia e às 20h30 na Alemanha.

- Hotéis: ficamos nos seguintes hotéis: Hotel Phidias (Piraeus), Hotel Melia Athens e Hotel NH Frankfurt Niederrad.
O hotel Phidias Hotel era mais simples, porém limpo, com wireless inclusive nos quartos e tinha trasporte de graça para o porto, ideal para quem vai fazer algum cruzeiro ou utilizar algum serviço por lá.
O Melia Athens foi um ótimo custo-benefício, 5 estrelas, com bar no deck com piscina e vista para a Acrópole. Apesar do metrô estar a apenas 2 quadras de distancia e táxis sempre disponíveis, o bairro não se apresentou muito bonito, com características de um centro mais decadente. Havia wi-fi grátis em áreas comuns.
NH Frankfurt Niederrad foi bom, confortável, com uma estação de trem a apenas 10-15 minutos de caminhada. Porém se localiza em um bairro mais comercial. Também disponibilizava wi-fi grátis no lobby. 
Não optamos por café da manhã em nenhum deles.

- Meios de Transporte: Os dois países apresentam transportes excelentes. Uma curiosidade é que não há praticamente controle dos tickets nos trens, ônibus e metrôs. Em todo caso, insistem que a multa é alta se abordado sem eles.
Na Grécia, se anda de burros em algumas ilhas e vários turistas se arriscam neles. Na Alemanha, a bicicleta é um dos meios de transportes mais utilizados, sendo possível alugá-las tranquilamente.
Para quem quiser ter uma visão geral da cidade, os ônibus de turismo podem ser uma boa pedida.


- Alimentação: Experimentamos muita coisa. As cervejas ficaram a cargo do Felipe, é claro. As gregas como Mytos, Alfa e Fix foram aprovadas por ele assim como as diversas alemãs. A única observação é que elas são mais quentinhas do que as geladas brasileiras.



A comida grega é bem parecida com a nossa: carne (eles não utilizam muito a de vaca, mas sim carneiro e cabra), arroz, batata, verdura, legumes, crepes e massas. O "gyros" (churrasco grego) também é super famoso, assim como moussaka (lasanha de berinjela) e a salada grega. Tudo regado a muito azeite de oliva.
Os sorvetes são cremosos e muito gostosos, assim como doces típicos como o baklava. Eles utilizam muito mel, nozes e iogurte.
O café grego não é coado, o que o torna digamos, diferente; experimente.


Já na Alemanha, a carne de porco é soberana, assim como os muitos tipos de salsichas. Eles também comem muito repolho, batata e aspargo. 


Os pães são infinitos e deliciosos, bem como os doces, por exemplo o famoso Apfelstrudel.


Como o clima já estava agradável, a maioria dos restaurantes se encontrava com mesas ao ar livre, algo que aproveitamos bastante.


- Serviços em geral: Nos dois países, não se usa muito o cartão de crédito, então se prepare para andar com euros e eles não se importam em trocar notas de alto valor. Todas as coisas na Grécia foram mais baratas do que na Alemanha, mesmo assim o euro não nos ajuda muito!rs


- Compras: Existem infinitas lojas, shoppings, restaurantes, supermercados e cafés nos dois países com marcas globais e locais. Na Grécia ainda há muita coisa artesanal.

Sentimos falta de mais lembrancinhas nos lugares turísticos.

Curiosidades: 
-Estivemos em Atenas bem no feriado de Páscoa (eles seguem o calendário juliano em detrimento do nosso gregoriano - os habitantes do país são cristãos ortodoxos) e por isso presenciamos procissões e outras festividades, entretanto muita coisa estava fechada.
-Nos dois países se fuma demais, inclusive nos restaurantes. O melhor é se atentar aos arredores ao escolher uma mesa.
-Em nossa viagem não faltaram encontros casuais ou não com itatibenses!


Dicas: São 2 países que valem, definitivamente, a visita. Um roteiro interessante seria desbravar somente a Alemanha conhecendo outras regiões e cidades como Munique e Berlim. Se você se interessa pela Grécia, reflita se não vale a pena ir pela Turquia, acho que essa dobradinha daria muito certo!

Com o inglês você se vira perfeitamente, não tivemos nenhum problema. Fizemos todos os passeios por nossa conta.

A agência First Class (http://www.firstclassviagens.com.br), da querida Fernanda, foi quem nos ajudou nas reservas dos hotéis e passagens.

Para finalizar o post, gostaríamos de agradecer a todos que nos presentearam com passeios da lua de mel, aproveitamos esses momentos com muito carinho. Valeu pessoal! :-)

Um comentário:

  1. Stella, que viagem fantástica, as dicas e os lugares são espetaculares! Bjs Vivi

    ResponderExcluir