sábado, 24 de agosto de 2013

Limites

Tive o prazer de participar como psicóloga da 2a semana do bebê de Morungaba. Ministrei 3 palestras sobre o tema "Limites" para os pais com filhos na educação infantil da cidade.



Alguns pontos principais sobre o assunto:
- É muito importante o papel da família na educação das crianças.
- Os pais são os exemplos dos filhos.
- As crianças arquivam diariamente os comportamentos dos seus pais, sejam eles inteligentes ou estúpidos. Muitos pais falam coisas maravilhosas para seus filhos, mas têm péssimas reações na frente deles.


- Os pais devem estar interessados na vida dos filhos, sempre deixando um tempo exclusivamente para eles, seja para conversarem, brincarem juntos ou realizarem outra atividade.
- Os pais devem assumir a responsabilidade dos seus papéis de educadores, não devem brigar na frente de seus filhos.


- Alguns motivos do assunto ser tão discutido hoje em dia: as relações entre pais e filhos se modificaram; os pais trabalham fora e criam certa insegurança sobre si mesmos e sua capacidade de serem bons pais, acabam fazendo tudo que a criança quer, como uma forma de compensar a ausência; as crianças tem cada vez menos tempo para serem crianças, pois são inseridas em um mundo de adultos muito cedo.

- Regras de educação: colocar limites é fazer a criança compreender que seus direitos acabam onde começam os direitos dos outros; dizer “sim”, sempre que possível, e “não” sempre que necessário; mostrar que muitas coisas podem ser feitas e outras não, ensinar a tolerar pequenas frustrações agora, para que, no futuro, os problemas da vida possam ser superados com equilíbrio e maturidade.


- Muitos pais pensam de forma incorreta que dar limites é bater nos filhos, ser autoritário, gritar com as crianças para ser atendido, deixar de explicar o “porque” das coisas, apenas impondo “a lei do mais forte“.


- Alguns erros dos pais: criar cardápio especial (só com o que o filho gosta); ceder aos ataques de birra; explicar-se demais; impor muitas atividades às crianças; comprar coisas desnecessárias; medicar os filhos por conta própria; acreditar que eles não estão prestando atenção nas conversas dos adultos; achar que eles não entendem o que os pais dizem por serem pequenos.


- Como os pais devem agir: procurar ser claro, tranquilo e firme ao explicar à criança uma situação, tentar fazê-la entender como as outras pessoas se sentem quando ela age de maneira inconveniente; demonstrar que não gostou do comportamento, mas o quanto gosta dela; jamais se desautorizar ou desautorizar outro adulto que lida constantemente com a criança.




- As crianças precisam de limites e de adultos no comando.
- Motivos das birras feitas pelas crianças: para chamar a atenção, porque ela não se sente suficientemente aceita pelos outros e porque não se sente compreendida.
- Como controlar as birras: não ceder; não a alimentar; não se sentir culpado; entender que quanto mais novo, maior a birra; e deixar a criança sem “plateia” para o seu “show”.  
- “Castigos”: devem ser coerentes, adequados à gravidade do ato, aplicados de imediato e não podem ser físicos ou chantagens emocionais.


- Cantinho do pensamento/reflexão: as regras devem ser estabelecidas; se a criança desobedecer a alguma das regras, dá-se uma advertência pra que ela saiba que está fazendo algo errado. Se a criança continuar desobedecendo, deve ser mandada para o “cantinho”. Ele pode ser um banquinho, um pufe, um tapetinho ou um canto mesmo. Deve deixá-la ali durante um minuto para cada ano de idade, convidando-a a refletir sobre o que fez. Quando acabar, volta e pergunta: ‘Você sabe por que está aqui? Então, peça desculpas’. Dá um beijo, um abraço e libera para brincar.


- Método do incentivo: todo fim de dia, os pais sentam com os filhos e avaliam o comportamento. Se cumpriram o combinado, ganham estrelinhas no quadro. No fim de semana, conforme o que alcançaram, eles têm um prêmio.
- Dicas de educação: recompensar bons comportamentos, não recompensar maus comportamentos e “castigar” maus comportamentos com o cantinho do pensamento, por exemplo.



- Pontos indispensáveis na hora de colocar limites: clareza nas mensagens; limites consistentes e razoáveis; firmeza nas decisões; desaprovar o comportamento, não a criança; explicar o motivo da regra; também dizer sim; permitir a opinião das crianças; limitar só as condutas e não sentimentos; apelar para as consequências naturais e lógicas.


- Enfim, educar não é fácil, mas quando há amor, carinho e compreensão em uma casa, não existe a necessidade de uma lei contra agressão física e contra a agressão verbal. O que existe é diálogo, confiança, limites e respeito.
- Os pais são os educadores primeiros e fundamentais. A escola só complementa a educação que os alunos trazem de casa.
- Cada filho é único e as ações educativas devem ser personalizadas.
- Buscar ajuda profissional é o mais indicado quando se percebe algo “anormal”.



Têm alguns vídeos do evento:

- Vídeo completo do 1o dia:

- Vídeo com os 10 minutos iniciais do 2o dia:

- Vídeo com a metade da palestra do 3o dia:

O fantástico mostrou um quadro de simulação sobre esse tema:
http://g1.globo.com/fantastico/videos/t/edicoes/v/camera-escondida-revela-a-reacao-das-pessoas-entre-conversa-de-mae-e-filha/2735513/

Fica a dica para esse assunto tão importante!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Casamento

4 meses atrás aconteceu o meu casamento, mas foram 12 meses de muitos preparativos para que tudo saísse da maneira como planejávamos. 

(Há 27 anos não chovia em um 13 de Abril e resolveu cair o mundo justamente nesse ano, mas dizem que é sorte, então tudo bem!rs)

Dessa forma, resolvi fazer um "casei e recomendo" a pedidos das noivinhas de plantão baseado em uma entrevista que dei para uma revista de casamentos:


História dos noivos
Como vocês se conheceram?
O Felipe entrou na minha escola no 2º semestre do 2º colegial (2001), mas a gente não se falava. No ano seguinte, eu sonhei algo com ele e contei sobre o sonho, depois disso, ele me adicionou e começamos a conversar no ICQ até um dia que ele me convidou para ir ao cinema e começamos a ficar.
Contamos um pouco da nossa história no nosso fusion em que gravamos na Fazenda Vila Rica, o local do casamento: http://www.youtube.com/watch?v=MBO3gQgMaEk

Como foi o começo do namoro? Quanto tempo de namoro?
Nós decidimos juntos começar a namorar em um intervalo do colégio no dia 12/08/2002, ou seja, foram 10 anos de namoro.

Como foi o pedido de casamento?
Depois de 10 anos de namoro decidimos juntos que era o momento do casamento. 

Teve festa de noivado? Como foi?
Não teve festa de noivado, mas reunimos a família e os amigos para anunciar a data do casamento e todos ficaram muito felizes.

Conte algum acontecimento que marcou a vida de vocês: compartilhamos muitos momentos importantes de ambos como: a entrada e a saída da faculdade, a 1ª habilitação, o começo da carreira, várias viagens, a morte dos nossos avôs, entre outros.
Um fato marcante foi quando passamos 3 meses juntos em Nova Iorque estudando e passeando.

Como foi a festa de casamento para o casal? O que vocês mais gostaram?
Planejamos cada detalhe da cerimonia e da festa com bastante antecedência, selecionando cada profissional com cuidado para que tudo tivesse a nossa cara. O que mais gostamos foi o carinho por nós demonstrado pelos convidados e o quanto todos se divertiram e elogiaram o nosso casamento.

Dados da cerimônia
Data do casamento: Sábado, 13 de Abril de 2013 (dia do meu aniversário de 28 anos)

Horário: 17:00

Local da cerimônia religiosa (por que escolheram o local): Fazenda Vila Rica
http://www.fazendavilarica.com/
Escolhemos o local pela beleza, pela natureza e porque queríamos liberdade para fazer uma cerimonia bem peculiar. Entramos com os nossos pais e mães, fizemos votos individuais, chuva de borboletas, entre outros detalhes.
A Fazenda têm regras rígidas do que pode ou não fazer, mas recomendo!









Fotógrafo: Riguetti Fotografia e Cinema: http://www.riguetti.com.br/
Eu amo fotos e foi um dos primeiros itens escolhidos. As fotos ficaram lindas, super indico!








Filmagem: Riguetti Fotografia e Cinema: http://www.riguetti.com.br/
Ainda não vimos a filmagem, mas certamente será incrível, assim como o fusion que foi elogiado por todos.

Cerimonial (quem fez?): Flávia Cantusio: http://www.flaviacantusio.com.br/
A Flávia indicou diversos profissionais competentes e nos passou segurança para que aproveitássemos o nosso grande dia, recomendo super! 
Ela e o Angelo (com uma super equipe) estiveram presentes no grande dia.


Empresa que fez os convites (como eram?): Kaschel: http://www.kaschel.com.br
O convite era branco com detalhes em azul.
Atendimento atencioso e cumprimento do prazo, indico!


Identidade visual (personalização de menu, tags, plotter de pista etc): Casamento. Art: http://www.casamento.art.br/
Tivemos alguns problemas nos prazos e na qualidade do produto, mas ao final deu tudo certo!

Contratou empresa de confirmação de presença? A própria cerimonialista Flavia Cantusio fez o serviço de confirmação de presença.

Número de convidados: 350

Decorador da cerimônia religiosa: Tanus Saab: http://www.tanussaab.com.br/
Incrível, ficou tudo muito lindo e do nosso jeito, recomendo totalmente!

Descreva em detalhes a decoração da cerimônia religiosa: A cerimonia teve cadeiras e bancos brancos, caminho verde, flores brancas baixas e um “altarzinho”, além de lustres.



Elementos da decoração e da cerimônia:
Teve flores? Quais tipos? Quem forneceu? O Tanus Saab foi quem forneceu as flores: http://www.tanussaab.com.br/

Padre / rabino / celebrante (quem foi, se tiver alguma relação com a família, dizer qual): Celebraram o casamento o professor e amigo da família da noiva João Antonio de Vasconcellos e a juíza de paz Maria Evelina Sanjuliani Costa.
A cerimonia foi personalizada e baseada no amor!

Teve músicos na cerimônia? Coral, orquestra ou banda: o som da cerimonia foi feito pelo DJ André da empresa DJ Sonorização: http://www.djsonorizacao.com.br/
O som ficou excelente, indico!

Quais as músicas: Todas as músicas da cerimonia foram instrumentais da banda Pink Floyd. (Só a da saída que não)

Entrada do noivo: Fat old sun


Entrada da noiva: Breath in the air


Beijo: Shine on you crazy diamond



Saída: Overture - Dream Theater


Alugou carro? (qual, de onde, era da família?): Como nos arrumamos na própria Fazenda Vila Rica, não utilizamos carros.

Dados da festa
Local da recepção: Fazenda Vila Rica.

Decorador da festa (nome do decorador e porque da escolha): Tanus Saab: http://www.tanussaab.com.br/
Nós já conhecíamos o excelente trabalho dele.
Ele é calmo, competente, aberto a sugestões e tem uma equipe fantástica, super indico!

Descreva em detalhes a decoração da festa e o estilo proposto: A decoração foi feita nas cores brancas e azuis, com espelhos e lustres.










Empresas que forneceram elementos da decoração da festa
Toldos: O Tanus Saab (decorador) foi quem cuidou desses itens.
Móveis: O Tanus Saab (decorador) foi quem cuidou desses itens.
Louças: O Buffet D’elisa foi quem cuidou desses itens.
Prataria: O Buffet D’elisa foi quem cuidou desses itens.
Velas: O Tanus Saab (decorador) foi quem cuidou desses itens.
Toalhas: O Buffet D’elisa foi quem cuidou desses itens.
Porta-guardanapos: O Buffet D’elisa foi quem cuidou desses itens.
Sousplat: O Buffet D’elisa foi quem cuidou desses itens.
Forminhas dos doces: Ateliê das forminhas: http://www.ateliedasforminhas.com.br/
Flores: O decorador Tanus Saab foi quem cuidou desses itens.

Iluminação (quem fez, porque da escolha): A empresa escolhida foi a DJ Sonorização.
http://www.djsonorizacao.com.br/
Eles cumpriram o programado, trabalharam juntamente com os demais fornecedores, recomendo!





Nome do DJ e empresa de som: Dj André e a empresa de som DJ Sonorização: http://www.djsonorizacao.com.br/
Todos gostaram muito do DJ e do som, indico!





Qual a música que abriu a pista? Fizemos uma valsa que de repente virou Harlem Shake abrindo a pista.




Empresa que fez a Pista de Dança: O Tanus Saab foi quem cuidou desse item.

Teve alguma atração especial (escola de samba, banda ou grupo?): Uma banda de pop/rock composta pelo noivo e por três padrinhos tocaram na festa (Barbarrala). E também teve uma participação musical tipo “flashmob”, com quatro cantores solistas líricos.





Teve equipe de foto divertida (qual equipe foi contratada?): Teve a cabine de foto lembrança: Photomatic: http://photomatic.com.br/
Tivemos um problema com este item, pois a cabine ficou em um local "meio escondido", então não foram todos os convidados que a viram, mas não foi culpa deles, recomendo já que quem a utilizou, se divertiu e adorou a idéia!

Bufê:
quem fez? D’elisa: http://www.buffetdelisa.com.br/
A comida estava excelente e o serviço maravilhoso, mas tivemos um probleminha, após o casamento, no acerto das quebras e convidados excedentes!


O cardápio foi o seguinte:
Coquetel
- Finger Food:
·         Cestinha de fillo com carpaccio;
·         Cestinha de fillo com brie, mel e amêndoas;
·         Bandeirinha de carne seca com molhinho de gruyere;
·         Rolé de abobrinha com queijo de cabra e nozes;
·         Camarão no panko ao molho de tomate picante;
·         Lascas de frango com amêndoas e creme gruyere com ervas.
- Comidinhas:
·         Bacalhau Espiritual;
·         Farofinha de banana da terra com carne seca, gratinados de queijos e crisps de couve;
·         Polentinha mole de ragu de ossobuco;
·         Frango ao curry com champignon e amêndoas.
 Entrada Individual
·         Trouxinhas de alcachofras com recheio de queijos ao molho de azeitonas pretas.
 Massa
·         Flor de canelone de presunto e queijo com molho de tomates frescos.
 Carne
·         Medalhão de filé mignon ao ponto para mais ao molho funghi;
·         Risoto de parmesão com alho poro;
·         Panaché de legumes.
 Sobremesa
·         Torta de maça antiga com calda de caramelo e sorvete de creme.

Bolo: de 4 andares branco e azul.
Quem fez? Le Douce: http://www.ledouce.com.br/
O bolo estava da maneira como queríamos, indico!


Teve noivinhos no topo de bolo? Quem fez? Os noivinhos foram personalizados e feitos pela Cris Dias: http://www.biscuikis.com/
Ela foi super atenciosa e cuidadosa no envio pelo correio, recomendo!


Quem fez os doces? Os doces finos foram feitos pelo Dona Chocolate: http://www.donachocolate.com/
Doces divinos, super indico!




Quem fez os bem-casados? Os bem casados e os macarons foram feitos pelo Le Douce: http://www.ledouce.com.br/
Bolo lindo, bem casados e macarons deliciosos, indico totalmente!



Qual empresa forneceu as bebidas? O buffet D’elisa forneceu algumas bebidas, o pai da noiva comprou outras e o Bar e Cia outras.

Teve equipe de openbar? Bar & cia: http://www.bareciaeventos.com.br
Equipe excelente, drinks aprovados, super indico!




Lembranças para os convidados e/ou padrinhos: Quais? Qual empresa fez?
As lembrancinhas para os convidados foram: fotos tiradas na cabine (Photomatic); águas e latinhas de amêndoas feitas pelo Casamento. Art; sapatilhas pratas dadas para as mulheres com um kit para os pés, marcador de livros com uma história de amor feita na gráfica Imprima. Além disso, guarda-chuvas transparentes e bem-casados (Le Douce).
Os padrinhos e noivinhos ganharam caixas personalizadas com vários produtos comprados nos Estados Unidos na Party City (http://www.partycity.com/).







Produção da noiva
Tratamentos estéticos (quais? nome dos profissionais): Massagens corporais e faciais feitas na Nyah: http://www.nyahspa.com.br/
Os profissionais são excelentes, recomendo!

Tratamentos dentários (nome do profissional e clínica): Dra Cristina Abujamra e Dr. Marcello Damberg da Center Clinic (http://www.centerclinic.com.br)
São meus dentistas desde crianças e o trabalho deles é impecável, indico!

Empresa e profissional que fez o dia da noiva: Studio Neide Tuon Cabeleireira: http://www.studioneidetuon.com.br/
A Neide é minha cabeleireira desde criança, ela e toda a sua equipe são ótimas, recomendo!




Cabelo e maquiagem (nome do profissional e do salão): Neide Tuon do Studio Neide Tuon Cabeleireira na própria Fazenda Vila Rica.
Ela é excelente profissional, aberta a sugestões e calma, indico!


Vestido da noiva: Comprado na loja David's Bridal em Coral Gables nos Estados Unidos.
Descrição do modelo (qual o estilo, bordados, pedrarias, aplicações): o vestido é um off-white em renda rebordado com lantejoulas brancas com colo em tule.
Tem várias lojas para noivas na mesma rua em Coral Gables, porém logo na 1a encontrei o meu vestido. Eles fizeram os ajustes em 4 dias e eu o trouxe prontinho no avião.



Onde comprou os sapatos e como eram: Foram comprados sapatos brancos de uma linha de noivas na Macys em Miami e depois trocadas por uma sandália branca Michael Kors também compradas em Miami.
Ambos se mostraram super confortáveis, mas me arrependo de não ter os trocados para uma Melissa branca ao final da festa!rs




Buquê (quem fez e quais tipos de flores usadas): O Tanus Saab foi quem fez o buquê de flores brancas e azuis.
Eu joguei além de uma réplica do buquê, 3 sapinhos de pelúcia! E o noivo jogou a caixa vazia de uma garrafa de Whisky!




Alianças (nome da loja ou fabricante e estilo): H.Stern
As alianças foram básicas combinando com o nosso estilo. Fomos muito bem atendidos na loja, indico!


Joias (nome da loja ou fabricante e se eram de família): usei brincos da minha mãe (jóia de família).

Produção do noivo
Tratamentos estéticos (quais? nome dos profissionais): Limpeza de pele no Nyah:

Tratamentos dentários (nome do profissional e clínica): Clínica Catalano.

Fez o dia do noivo?: Não
Roupa do noivo (quem fez, estilo, cor): Alugou um terno preto na loja Only for men: http://www.onlyformen.com.br/
Atendimento excelente e qualidade das roupas também, super indico!

Sapatos: Comprou sapatos pretos de verniz na loja Only for men: http://www.onlyformen.com.br/

Informações complementares
Vestido das mães dos noivos (quem fez, estilo, cor):  A mãe da noiva comprou um longo rosa na loja em Miami Camille Lavie e a mãe do noivo um azul royal na Macys em NY. Os pais dos noivos alugaram os trajes na Only for men.


Teve daminhas e pajens? Quem os vestiu? A daminha e os seis pajens alugaram suas roupas na loja Mary John: https://www.facebook.com/maryjohn.trajeinfantil
Os pais dos noivinhos elogiaram a loja, recomendo!


Qual o nome e o parentesco das crianças com os noivos?
Pajens: Lucca e Lorenzo Debroi Orlando Penteado (priminhos da noiva); Gabriel e Lucas Lopes Correa (filhos de uma madrinha e amiga da noiva). Samuel e Sebastian Mantovani Caldwell (sobrinhos do noivo);
Daminha: Maria Lucia Bonna Branco (filha de uma amiga da família da noiva).
As entradas não aconteceram exatamente como previstas, porém deu tudo certo!rs



Lista de presentes (quais lojas vocês colocou lista): MMartan, Camicado e Fast Shop.
Indico as 3 lojas, mas a Fast Shop tem um sistema mais prático, você pode resolver tudo pela internet, já a MMartan e a Camicado você tem que ir pessoalmente até as lojas para fazer as trocas. Na Mmartan eles montam a sua cama e o quarto com os presentes ganhos, se quiser.

Segurança e manobristas? (de onde?): Segurança: Itria; Manobristas: Open Park; e Limpeza: Pedra Viva. 
Esses três serviços foram indicados pela própria Fazenda Vila Rica e não tivemos problemas com eles, indico!

Algum outro serviço que não foi citado e gostaria de comentar?
Chuva de borboletas: Borboletário Encanto: http://www.borboletaencanto.com.br/
Super indico, as borboletas de verdade surpreenderam a todos na hora do beijo!


Fizemos o site com o Icasei. Nele tem todas as informações sobre o casamento:
O site fez o maior sucesso, recomendo!

Também a retrospectiva de fotos na Blupix: http://www.retrospectivas.com.br/:
A retrospectiva ficou muito divertida, indico!

Serviço de recreação infantil: equipe da cerimonialista Flavia Cantusio
Acredito que seja legal entreter as crianças, recomendo!

As bolinhas de sabão, balões e outros apetrechos de festa foram comprados na 25 de Março ou em diversos sites pela internet!

DICAS
Agora que você já vivenciou o grande dia, que dicas daria para quem está prestes a subir ao altar e quer que seu casamento seja inesquecível? Cite 3 dicas!
Planejar e organizar cada detalhe de acordo com a vontade dos noivos; aproveitar cada minuto da festa, pois o tempo passa muito rápido; e tirar muitas fotos para ter recordações inesquecíveis registradas.











Lua de Mel

Já contei sobre ela aqui no blog:
http://cadernoderascunhodigital.blogspot.com.br/2013_05_01_archive.html

Lua de mel (onde foi, quantos dias e porque escolheram esse destino): Grécia (Atenas e ilhas gregas) e Alemanha (Frankfurt, Mainz e Heidelberg) com duração de 15 dias entre Abril e Maio 2013. Escolhemos o roteiro, pois eram lugares que gostaríamos de conhecer, além de serem destinos românticos.

Em qual agência de turismo fecharam o pacote da lua de mel? First Class: http://www.firstclassviagens.com.br/

Descreva em aproximadamente 10 linhas o que você mais gostou na sua lua de mel: A Grécia é linda, o povo hospitaleiro e as paisagens incríveis. Atenas é uma cidade histórica e Santorini e Mykonos foram as ilhas de que mais gostamos. A parte da Alemanha que visitamos é moderna, mas tem uma mistura com o clássico como a praça Römer em Frankfurt. Heidelberg com o seu castelo vale muito a pena ser visitada. 
Fiz um post no meu blog falando da viagem:

O que outros casais que viajarem para esse mesmo destino não podem deixar de fazer? 
Na Grécia: Em Atenas visitar a Acrópole e o museu da Acrópole, o estádio olímpico Panathinaiko e o bairro Plaka. Nas ilhas, desfrutar as paisagens incríveis como as de Mykonos e Santorini. Na Alemanha: Em Frankfurt passear pelos diversos museus e tomar um café na praça Römer. Em Mainz passear no trenzinho de turismo Gutenberg-Express e em Heidelberg ir ao castelo de Heidelberg e a ponte Carl Theodor Brücke sobre o Rio Neckar.

Espero que tenham gostado!
PS: Mais fotos e informações no site: http://stellaefelipe.com/