terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Último post do ano

O fim de ano é aquele momento de reflexão e eu poderia resumir esse ano de 2013 como o das mudanças, afinal, eu casei, mudei de casa, comecei uma nova carreira, realizei sonhos e desenvolvi novas aptidões.

Meu balanço foi totalmente positivo, apesar de erros e decepções estarem presentes: eu estou muito feliz com a minha vida atual. Para mim felicidade é poder estar perto dos meus familiares, marido e amigos, de conhecer novas pessoas e saber as suas histórias, ajudar os outros e desfrutar de momentos agradáveis. Ler, ir ao cinema, teatro, correr, andar de patins, escrever, viajar, assistir jogos de futebol etc.


Acredito que cada um tenha que encontrar a sua felicidade, seja além do horizonte (rs) ou no seu mundinho e eu desde pequena sabia que a minha estava aqui. Eu sempre amei viajar, porém ficava ainda mais feliz na volta para casa. Meu avô era italiano e já nasci com dupla cidadania, mas nunca liguei muito para isso e via como era sofrido para ele ver a sua família italiana pessoalmente somente 1x por ano.
No ano que passei alguns meses fora, dos quais foram maravilhosos e não me arrependo, percebi o quanto para mim foi difícil não estar presente nos momentos importantes da família e amigos (o dia das mães, o batizado do meu priminho, o casamento de uma amiga, aniversários, dentre outros), ou seja, sentia que ali não era o meu lugar e sofria pela falta de todos e de todas as coisas que estavam longe.

Atualmente, só tenho o que agradecer, amo o Brasil, tenho a vida que gostaria de ter, vejo os defeitos e qualidades que temos, porém, acredito em um futuro melhor e tento contribuir para isso!



Enfim, estou otimista para que o próximo ano seja ainda melhor e desejo muita saúde, amor, solidariedade, gentileza, paz, equilíbrio, sinceridade e esperança para todos nós em 2014 e que cada um encontre o seu caminho e não tenha medo de mudar de emprego, status do relacionamento, casa, cidade, país, aspectos físicos, fechar ciclos e vá atras dos seus sonhos e conquiste os seus objetivos, pois a vida é uma só e nunca saberemos o dia de amanhã :-)

Lembre-se: O que importa mesmo é ser feliz!

PS: Dica de filme que está nos cinemas e tem uma super relação com essa publicação: "A Vida Secreta de Walter Mitty" 

Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo exatamente igual! Albert Einsten


A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos...
"Charles Chaplin"

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal

Hoje é véspera de Natal e sempre foi uma das minhas datas preferidas pelas confraternizações com pessoas queridas, reunião de toda a família, presentes especiais e muita alegria :-)

Alguns links para inspirar esse dia:

Lindo vídeo de uma companhia aérea que realizou os desejos de natal dos seus passageiros:
http://www.youtube.com/watch?v=zIEIvi2MuEk

Menininha que questiona os brinquedos para meninos e meninas:
http://www.youtube.com/watch?v=Lpp4Zt4caZY


Aplicativo para mostrar para a criança que o papai noel existe:
http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,um-aplicativo-para-voce-provar-para-as-criancas-que-o-papai-noel-de-fato-existe,3759,0.htm

Montar uma árvore de Natal diferente: 
http://arquiteturasustentavel.org/50-dicas-de-arvores-de-natal-para-voce-se-inspirar/

Presentes para quem gosta de ler:
http://www.livrosepessoas.com/2013/12/11/24-presentes-insanamente-inteligentes-para-amantes-de-livros/

Desejo um Feliz Natal para todos vocês!


sábado, 21 de dezembro de 2013

Medos Infantis

Adorei participar da edição n. 35 da Q Revista (Dezembro/Janeiro) escrevendo sobre os "Medos Infantis":


sábado, 7 de dezembro de 2013

Capacitação das monitoras de creches de Morungaba

Nesse 2o semestre participei de um projeto em Morungaba com as monitoras de creches e foi uma experiência muito gratificante.

Foram 6 encontros durante os meses de Setembro, Outubro e Novembro em que discutimos a teoria e a prática do desenvolvimento infantil (principalmente a parte emocional) de crianças até 3 anos de idade.

1o encontro: desenvolvimento humano: diversos aspectos (físico-motor, intelectual, emocional e social);



2o encontro: desenvolvimento infantil: Piaget e Vygotsky;








3o encontro: desenvolvimento emocional das crianças (emoções, habilidades emocionais etc)


















4o encontro: estudos de casos: criança com um comportamento regressivo; agressivo; triste e que tem medo de tudo.




5o encontro:  estudos de casos: criança que está apresentando uma vaidade exagerada; que está perguntando sobre a morte; que está tendo dificuldade na adaptação em outra sala e que apresenta um comportamento agitado.





6º encontro: fechamento com levantamento dos assuntos debatidos nos encontros anteriores e dúvidas esclarecidas.