segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Dia do Psicólogo

Hoje, dia 27 de Agosto, é o dia do Psicólogo e por isso uma postagem com esse tema!!!

A Psicologia é tão abrangente e eu não tinha idéia disso antes de começar a fazer o curso. Existem psicólogos nas mais diversas áreas: Psicologia Jurídica, Psicologia do Esporte, Psicologia Social Comunitária, Psicologia Escolar, Psicologia Hospitalar, Psicologia Organizacional, Psicologia do Trânsito, Psicologia Clínica, dentre outras.

Um psicólogo pode lidar com bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos, nas minhas distintas formas e contextos.

Para nós estudantes de Psicologia é muito difícil escolher a abordagem que queremos seguir, afinal, não é só uma linha, mas sim uma filosofia de homem, uma maneira de descrever as relações dos homens com o mundo e um sistema de intervenção, críticas e pesquisas sobre seus resultados.

As principais abordagens são: Psicanálise (Freud), Cognitiva (Beck), Comportamental (Skinner), Cognitiva-Comportamental ("mistura" as duas anteriores) e Humanista (Rogers). E cada uma delas apresenta suas vertentes.

Eu escolhi a Terapia Cognitivo-Comportamental e estou muito feliz com essa decisão.  Todavia respeito todas as outras. Dependendo da queixa e das características do paciente é comum uma abordagem realizar encaminhamento a outra.

Independentemente da escolha, o importante é que um Psicólogo tenha habilidades como conhecimento teórico, comunicação, boa escuta e conhecimento das pessoas. 

Aqui vão algumas perguntas e respostas sobre a Psicoterapia:

O que é psicoterapia?

Psicoterapia é um momento especial para a compreensão e mudanças de comportamentos e sentimentos disfuncionais. Trata-se de um momento só seu onde o psicoterapeuta avaliará seu estado atual e aplicará protocolo específico ao seu caso a fim de retomar o equilíbrio psicológico e emocional.
A ajuda psicológica, durante o processo de psicoterapia, se faz por dois caminhos:
- Pela escuta por parte do psicoterapeuta que permite um ambiente acolhedor para que você seja recebido por um profissional com condições técnicas de trabalhar pelo seu bem estar emocional.
- Pelas intervenções e colocações do psicólogo que lhe ajudarão a perceber-se com maior clareza e reequilibrar-se totalmente.

Como escolher uma linha de psicoterapia?

Podemos escolher pela eficácia para cada necessidade, por exemplo:
- Síndrome do pânico, TOC – transtorno obsessivo compulsivo, fobias tem resultados surpreendentes quando tratados pelo terapia cognitiva comportamental.
- Dificuldades nos relacionamentos, dificuldades em tomar decisões, sofrimento pelo término de relacionamentos são muito bem superadas pelas linhas com base psicanalíticas, seja ela baseada em Freud, Jung  ou outro.

Mas o sucesso da terapia também depende de seu estilo pessoal: Psicoterapia profunda ou psicoterapia objetiva.

Psicoterapia profunda
As psicoterapias com base psicanalítica são mais profundas. As pessoas que se sentem bem compreendendo melhor a formação de sua psique, as construções internas que cada vivência lhe proporcionou, se sentirá melhor com esta linha.

Psicoterapia objetiva
As pessoas com senso mais pratico, que gostam de resultados rápidos mesmo que  não se aprofundem por completo em seu próprio funcionamento mental sentiram-se melhor com as terapias comportamentais u cognitivas comportamentais. Estas linhas são conhecidas como terapia breve por focarem um aspecto de cada vez que será trabalhada em terapia.

O que faz uma pessoa recorrer à psicoterapia?

Situações diversas podem sensibilizar a ponto de causar momentos de forte angustia. Por exemplo, rompimento de relacionamento, mudanças de cidade ou escola, descoberta de traição, timidez, medos, distanciamento das pessoas, perda de emprego são fatos que abalam algumas pessoas a ponto de se sentirem tão desnorteadas, em um nível de sofrimento tão intenso, que impede o bom andamento dos afazeres mais corriqueiros do dia a dia.
Cada pessoa tem uma história de vida e por isso sensibilidades diferentes. Algumas situações abalam de tão intensa algumas pessoas que torna incompreensível para os outros que não se abalariam com estas mesmas situações e, por isso muitas vezes amigos e familiares não conseguem ajudar.

Qual é a diferença entre Psicólogo, Psicanalista e Psiquiatra?

O psicólogo tem formação superior em psicologia, ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano. O curso tem duração de 5 anos para obtenção do título de psicólogo.

O psicanalista é o profissional que possui uma formação em psicanálise, mas não é oferecida como curso universitário e sim como uma especialização, onde qualquer profissional que tenha nível universitário pode fazer essa opção. Encontramos frequentemente psicólogos, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiologistas com essa formação.

O psiquiatra é um profissional da medicina que após ter concluído sua formação, opta pela especialização em psiquiatria. Ele é apto a prescrever medicamentos.

Existe distinção entre o psicólogo (psicoterapia) e o terapeuta (terapia)?

Sim, o psicólogo tem um titulo específico, acadêmico, estudou 5 anos e se formou em psicologia e pode ter sua atuação na clínica psicoterápica ou em outras áreas da psicologia. Os que se voltam para a prática clínica são chamados de psicoterapeutas por alguns e até mesmo apenas terapeutas por outros.

Porém, não é preciso ser psicólogo para ser terapeuta. Há muito cursos de terapias alternativas, por exemplo, cristalterapia, cromoterapia, aromaterapia, holística etc. As pessoas que realizam essas atividades também são chamadas de terapeutas, mesmo sem ter uma formação em psicologia. 



Dessa forma, a terapia é qualquer atividade que vise o bem estar físico e mental da pessoa, englobando áreas completamente distintas e a psicoterapia é somente a terapia realizada pelo profissional graduado em psicologia.

É importante salientar que existem cursos sérios e outros nem tanto para a formação de terapeutas, fiquem atentos com os "charlatões" que estão atuando por aí!

PS: Até um teste eu achei na internet que identifica se a pessoa precisa ou não de Psicoterapia, acreditam?






Nenhum comentário:

Postar um comentário