Entrevista que dei para a Revista de Educação de Morungaba:
1.
Qual é a importância da parceria
entre a Família e a Escola para o incentivo dos alunos a participarem de
momentos como estes (olimpíadas)?
R: É muito importante que a
família e a escola se unam e incentivem as crianças na participação de eventos
como as olimpíadas.
A família deve sempre apoiar e
presenciar as atividades que a escola propõe para que os alunos se motivem
ainda mais a participarem delas. Assim como a escola tem que divulgar e
incentivar intensamente atividades culturais e esportivas, pois constituem uma
experiência positiva para todos em vários aspectos (principalmente intelectuais
e sociais).
2.
E como a família e a escola podem
se unir para valorizar a dedicação dos alunos durante as olimpíadas,
independente do resultado?
R: A família e a escola devem
apoiar incondicionalmente o estudante nas olimpíadas, ou seja, práticas
adequadas e conjuntas em casa e na escola ajudarão na participação da
competição.
Elas devem juntas mostrar que o
mais importante não é a vitória e sim a dedicação, a disciplina e os estudos que
levarão, consequentemente, a um resultado positivo.
É aconselhável que a escola e a
família tomem cuidado com as pressões excessivas que podem prejudicar o
desempenho do participante. Perder faz parte da vida (assim como ganhar) e é uma
lição para os alunos, que necessitam aprender a lidar com frustrações.
Além disso, deve-se, após a
participação, reconhecer o esforço, parabenizar o competidor e fazer uma
análise para se aprender com os erros e melhorar o desempenho em uma próxima vez.
3.
Como a escola pode estabelecer
uma parceria com a família em prol do aprendizado da criança? Existem outras
formas além do incentivo pela participação em momentos como as olimpíadas em
questão? Poderia comentar?
R: A parceria escola e família é
imprescindível para um bom desempenho escolar da criança. Elas devem formar uma
equipe. Dessa forma, ambas devem estar abertas e interessadas para estabelecer
uma relação próxima e sincera. Cada uma se colocando no lugar da outra para
tentar compreender os problemas e desafios enfrentados.
Elas são instituições diferentes,
com funções diversas (a escola foca mais no conhecimento cientifico e na
formação educacional enquanto a família transmite valores, exemplos e crenças,
sendo o foco a educação básica), porém com um objetivo comum (preparar as
crianças e os adolescentes para a inserção na sociedade) e por isso os
processos de desenvolvimento e aprendizagens devem ocorrer de forma integral e
coordenada.
Existem várias formas desse
incentivo acontecer, além das competições como as olimpíadas, que são: Do lado da família: respeitar as regras da
escola, acompanhar a vida escolar do filho, ver lições, incentivar a leitura,
perguntar sobre as aulas, professores, atividades e comparecer as reuniões e
eventos na escola. Do lado da escola: cumprir a proposta pedagógica, abrir a
porta da instituição aos pais dos alunos, marcar reuniões periódicas, palestras
e eventos que estreitem o relacionamento com a família e com toda a comunidade.
4.
Que benefícios esta parceria pode
trazer para a formação do aluno durante toda a sua vida?
R: A parceria escola-família pode
trazer inúmeros benefícios para formação do aluno durante toda a sua vida como
um melhor desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Além disso, juntas elas
podem encontrar melhores estratégicas para se atingir uma educação completa.
Também esta união só contribui para a formação de estudantes éticos, críticos,
participativos, solidários e responsáveis.
Enfim, faz uma grande diferença
na educação das crianças e dos adolescentes um trabalho conjunto entre família
e escola.
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